MANUFATURA


Simulação de Processos de Manufatura de Peças Plásticas

O departamento de Simulação de Processos de Manufatura de Peças Plásticas atende a diversas etapas do desenvolvimento do produto, como na escolha da matéria-prima, DFM, melhor localização dos pontos de injeção e eficiência da refrigeração do molde, além de realizar troubleshooting.

Escolhendo a Matéria-Prima Apropriada

Com o auxílio do software Moldflow e uma equipe altamente qualificada, somos capazes de apontar a escolha da matéria-prima mais adequada para a aplicação do produto plástico.

Além da característica específica que o material precisa ter para atender ao produto, como resistência mecânica, química ou à intempéries, a escolha errada pode até condenar o projeto e confecção do molde.


O Projeto Certo para o seu Produto

O DFM (Design for Manufacturing) é uma etapa para prever defeitos no produto, revisar detalhes buscando uma qualidade elevada da peça injetada e levantar propostas para que o molde seja mais simples e robusto.

Nesta fase é possível sugerir diminuições de massa, reduzindo o custo do produto, prever defeitos como falha de injeção e marcas de rechupe, o que possibilita a revisão da geometria na fase inicial do projeto do produto.


Qual a Quantidade Necessária de Pontos de Injeção?

Na confecção do molde há uma grande importância de que os pontos de injeção sejam bem projetados, para ter um menor custo de hora/máquina injetora, molde mais barato, evitar defeitos no produto, deixar uma maior janela de processos para a produção e eliminar o risco de condenar o molde por causa de um projeto malfeito.


Simulação dos Circuitos de Arrefecimento no Molde de Injeção

Uma etapa essencial para que o ciclo de injeção seja o menor possível, é a simulação da refrigeração do molde. Nesta etapa é possível identificar pontos quentes, comparar a troca de calor entre diferentes materiais para moldes e quantificar as maiores causas de deformação no produto.

Durante o desenvolvimento do projeto do molde, ter a possibilidade de estudar o melhor circuito de refrigeração para o produto, significa um ganho de ciclo de injeção considerável no futuro.


Resolvendo os Problemas do Processo Produtivo

A nossa equipe é preparada para acompanhar try-outs e processos produtivos, afim de investigar situações e solucionar problemas (troubleshooting) referentes a injeção de peças plásticas.

Alguns defeitos de produtos injetados podem ser resolvidos no chão de fábrica, porém, outros precisam ser estudados detalhadamente. Com o Moldflow é possível enxergar variáveis e condicionantes que estão afetando a qualidade do produto final.